Política

Vereadores da oposição tentam entrar em posto de saúde e são barrados

Publicado em 29/03/2017, às 10h05   Aparecido Silva


FacebookTwitterWhatsApp

Durante uma visita ao posto de saúde Alfredo Bureau, no bairro da Boca do Rio, oito vereadores da oposição foram barrados de entrar na unidade. Segundo a Secretaria de Saúde de Salvador, o grupo foi impedido de adentrar ao local por estar com câmera filmadora ligada. De acordo com o órgão, a ação poderia "expor a imagem dos pacientes por se tratar de uma unidade de urgência e emergência".

"A coordenação do Distrito Sanitário da Boca do Rio se ofereceu, inclusive, para acompanhá-los durante a visita (com a câmera desligada), mas não foi aceito e foram embora", disse a secretaria de Saúde, por meio da assessoria de comunicação.

A petista Marta Rodrigues disse que ficou abismada com a "falta de respeito da gerência" da unidade em proibir a entrada dos edis. "Nossa intenção é ouvir as demandas da população. Conhecer de perto os postos de saúde do município que são alvos de queixas constantes da população", afirmou a vereadora.

Líder da oposição, o vereador José Trindade (PSL) considerou o gesto "um total descaso com quem tem o dever de fiscalizar e acompanhar o poder público municipal". "Salvador não merece isso no dia de seu aniversário", disse o legislador.

Visitaram a unidade os vereadores Marta Rodrigues, José Trindade, Aladilce de Souza, Toinho Carolino, Humberto, Carlos Muniz, Sidininho e Suíca. De lá, eles seguiram para a Escola Municipal José Arapiraca, na Boca do Rio.

Após o posicionamento da Secretaria de Saúde, a bancada de oposição se manifestou repudiando a justificativa do órgão municipal. "Esta é uma justificativa esdrúxula da secretaria para omitir a verdade, que é um posto de saude com condições precárias. Jamais entraríamos na unidade com uma câmera ligada para expor pacientes. Temos responsabilidade e estávamos exercendo nosso papel de fiscalização. O que vimos foi uma população que não sabe o que comemorar nesses 468 anos da cidade", afirmou a oposicionista Marta Rodrigues.

O vereador Carlos Muniz (PTN) ressaltou ainda que a secretaria nao quis "demonstrar a deficiência do posto de saúde". "Estivemos lá e ouvimos diversas queixas da falta de material de limpeza, condições insalubres e acompanhantes de pacientes decepcionados com a situação", relatou.

Visitas - Os vereadores de oposição na capital baiana deram início a uma série de visitas a orgãos públicos do município que irá se estender até o final do mandato. Nesta quarta (29), foram visitados o posto de saúde da Boca do Rio e a Escola Municipal José Arapiraca no mesmo bairro. Na unidade educacional, o grupo ouviu de alunos e professores relatos sobre falta de água que se estende há duas semanas.

Matéria atualizada às 10h43

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp