Política

Ministério da Saúde sinaliza apoio projeto do Senai Cimatec na Bahia

Publicado em 28/03/2017, às 21h55   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O Instituto de Tecnologia da Saúde (ITS) do Senai Cimatec ganhou o apoio do Ministério da Saúde para viabilizar um complexo industrial da saúde na Bahia. Em reunião nesta terça-feira (28), articulada pelo senador Roberto Muniz (PP-BA) e o vice-governador João Leão, o secretário de Ciência e Tecnologia da pasta, Marcos Fireman, sinalizou apoio ao projeto.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Antonio Ricardo Alban, apresentou o projeto do Instituto ao lado do pesquisador chefe do ITS, Roberto Badaró, e do diretor de Tecnologia do Instituto, Leone Andrade. Eles apresentaram ao governo brasileiro o pesquisador e presidente do IDRI, Steve Reed, que anunciou a parceira do instituto americano com o ITS baiano.

“A proposta é de aproveitar a infraestrutura do CIMATEC/ITS, e atuar em diversas áreas – desde as mais avançadas da nanotecnologia, dentro do programa de ampliar os investimentos para enfrentar esses desafios globais, com foco na pesquisa básica de doenças, assim como a proposta de desenvolver produtos que resolvam desafios de saúde, que podem combater infecções”, destacou Steve, mostrando que o foco do IDRI é transformar ciência em solução para saúde.

Segundo Fireman, a proposta apresentada vai ao encontro da linha prioritária do Ministério: desenvolver pesquisa e tecnologia, com resultados em curto prazo, principalmente, nas áreas de nanotecnologia, de forma a otimizar os esforços e integrar as competências necessárias ao avanço científico e tecnológico.

“Nós queremos a pesquisa e o desenvolvimento aplicáveis  no nosso dia a dia. Nanotecnologia é o futuro. O ITS é a ponte para este futuro”, destacou o senador Roberto Muniz.

O pesquisador americano, que está entre os maiores investidores no setor, ao lado de Bill & Melinda Gates Foundation, surpreendeu os participantes do encontro, pelo foco e interesse em diversificar a atuação do instituto americano, em regiões da América do Sul: “O IDRI amplia sua atuação com foco na missão de aplicar a ciência inovadora para desenvolver produtos para eliminar doenças infecciosas de importância global”. 

O representante do Ministério da Saúde já agendou, para o próximo mês, uma visita técnica para conhecer o Cimatec, onde o ITS está instalado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags