Política

Eleição do PT de Salvador mobiliza quase 14 mil pessoas

Publicado em 09/03/2017, às 19h06   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

As forças políticas que disputam a presidência do PT de Salvador estão se movimentando de forma intensificada desde a inscrição das chapas na última segunda-feira (7). O ex-vereador Gilmar Santiago, membro da corrente interna Democracia Socialista (DS) largou na frente ao aglutinar o apoio do agrupamento denominado Muda PT.

Embora este conjunto de tendências internas acreditem que a eleição pode ser decidida no primeiro turno, os aliados de Dani Ferreira pensam diferente. A candidata é jovem e participa da corrente Esquerda Popular Socialista (EPS) que tem o deputado federal Valmir Assunção como principal liderança estadual e o vereador Suíca como capo em Salvador.

Dani conta com o apoio também da Construindo um Novo Brasil (CNB) – maior tendência nacional -, contudo, em Salvador a CNB não tem a mesma capilaridade que no estado e no país. A favor da postulante, afirmam aliados, conta o fato de ela ser jovem, negra e ter a simpatia de movimentos sociais. Dani foi dirigente da União Nacional dos Estudantes.

Neste sentido, os apoiadores da candidata acreditam que é possível inflamar a militância de modo a reverter o cenário que aponta para vitória de Gilmar. Contam ainda com a manutenção das candidaturas de Paulo Mota e Tiago Ferreira. A continuidade das quatro postulações faz com que o segundo turno seja uma realidade.

A eleição do PT acontece em 20 ‘zonas eleitorais’. Algo em torno de 14 mil filiados podem votar desde que estejam em “dia” com o partido. A maior zonal é a 15ª, na qual estão vinculados os militantes do Subúrbio Ferroviário de Salvador. A região tinha um alinhamento grande com o ex-petista J. Carlos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp