Política

Retorno de Tia Eron à Semps depende de sinalização de Medrado

Publicado em 22/02/2017, às 12h07   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

O retorno da deputada federal Tia Eron (PRB) para a secretaria dePromoção Social e Combate à Pobreza (Semps) continua em compasso de espera podendo acontecer a qualquer momento. As costuras nos bastidores dão conta de que o prefeito ACM Neto (DEM) tenta convencer o suplente Marcos Medrado (PR) a manter-se próximo de uma atuação independente.

Medrado já se manifestou que é da base de Rui Costa e não mudará para assumir o mandato. O ex-deputado preside o Procon baiano e seu filho, Diogo Medrado, a Bahiatursa. Portanto, os espaços políticos de ambos são grandes, além de terem firmado a parceria com Rui desde o primeiro momento em 2014.

Neste sentido, o que se espera é uma sinalização de Marcos Medrado que pode apenas ser a recusa de assumir a suplência ou pelo menos atuar de forma “independente” na Câmara e, principalmente, nas eleições de 2018, caso Neto seja candidato. Como se sabe, o diretor do Procon tem votação expressiva no subúrbio de Salvador.

Resta saber se Neto vai assumir o ônus de colocar em Brasília alguém declaradamente de oposição a ele e ao governo Michel Temer. Vale ressaltar que o voto de Medrado, na questão nacional, não altera significativamente a correlação de força no plenário. A base do presidente é grande e está consolidada. Entretanto, no âmbito estadual, a presença de Medrado na Câmara tem efeito maior.

Já a deputada federal tem atuado na Casa Baixa do Congresso Nacional para assegurar suas emendas parlamentares e sua participação nas votações que geram repercussão nas bases eleitorais. O retorno, no entanto, não está condicionado a ampliação dos espaços na secretaria como chegou-se a ventilar.

Tampouco seria pela divisão percentual do gabinete com o suplente. Os cargos e verbas são, geralmente, negociados e não costumam emperrar as negociações. Enquanto isso, Átila Brandão, subsecretário da Semps, toca a pasta.

Mais um  — Nos bastidores da política municipal surgiu ainda outra novidade: o deputado federal Erivelton Santana (PEN) pode assumir o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm). Caso a nomeação seja concretizada, Zé Chico (DEM) sobe ao posto de deputado federal.

Publicada originalmente em 21/02 às 19h07

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp