Política

Eleição da AL-BA: oposição decide rumo até dia 27

Publicado em 22/01/2017, às 12h39   Alexandre Galvão e Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

As três candidaturas à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) da base aliada ao governador Rui Costa colocaram os deputados do bloco de oposição na condição de fiel da balança na disputa pelo comando da Casa. O agrupamento que congrega 21 deputados, 1/3 dos votos, deve ter uma definição sobre quem irá apoiar até o dia 27 deste mês. A estimativa é de líderes do bloco. 
Segundo oposicionistas, o fôlego do grupo na Casa está em jogo com a disputa. Caso apoiem o candidato derrotado, podem perder as poucas indicações que têm na Assembleia e perder ainda o lugar na Mesa Diretora. Embora a definição esteja para ser anunciada no dia 27, nos corredores do Palácio Luís Eduardo Magalhães circula a informação de que a balança pendeu para o candidato Ângelo Coronel (PSD). Tanto é que setores governistas reagiram e trabalham numa solução neste final de semana.
A oposição reconhece que apenas com a base de Rui rachada é possível exercer o papel de decisório. No entanto, nos bastidores já há indícios de uma operação articulada pelo governador e pelo ex-governador e agora secretário de Desenvolvimento Econômico Jaques Wagner que tem o objetivo de tirar do grupo apoiado pelo prefeito de Salvador ACM Neto a capacidade de determinar o vencedor. 
WAGNER - a oposição deve também, na próxima reunião de bancada, avaliar uma medida sobre a nomeação do ex-governador Jaques Wagner para o primeiro escalão de Rui Costa. Tomar uma decisão agora seria complicado, pois muitos parlamentares do grupo estão em cidades distantes da capital.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp