Política

Rui Costa decide, neste sábado, o novo presidente da Conder

Publicado em 21/01/2017, às 14h47   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa postergou durante pelo menos dois meses a reforma administrativa publicada no Diário Oficial deste sábado (20). Os sucessivos adiamentos não foram suficientes para alinhar totalmente as posições das peças no tabuleiro do Palácio de Ondina. Não apenas os partidos e indicados dificultaram as escolhas, mas a eleição para presidência da Assembleia Legislativa também "travou" o processo.

Interessante é que depois deste tempo todo, uma nomeação, a do “natimorto” diretor- presidente da Conder, Abal Magalhães, chamou atenção. Ao verem o nome confirmado na cadeira da Companhia de Desenvolvimento Urbano petistas da “periferia do governo” trataram de pegar o telefone e informar à imprensa que Abal era, na verdade, um antipetista de carteirinha com direito a publicações nas redes sociais pedindo as prisões dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff.

O tempo que dedicou para minimizar as chances de erros nas escolhas não foi o mesmo para decidir retirá-lo do governo. Tão logo a notícia foi publicada no site Bahia.ba Rui Costa o descartou da função. Como a publicação já havia sido feita, a exoneração sairá na próxima edição do D.O. Ainda não há um nome para substituí-lo, contudo, a escolha deve acontecer ao longo deste sábado.

Na governadoria o clima não está bom e nem teria como estar. A nomeação se mostrou atabalhoada, entretanto, fez com que a entrada do ex-governador Jaques Wagner na secretaria de Desenvolvimento Econômico ficasse em segundo plano. Os opositores de Rui ainda não decidiram se priorizam a críticas à nomeação de Wagner ou ironizam a escolha de um antipetista para comandar uma das empresas mais importantes da gestão.

Dito isso, ainda neste final de semana serão decididos outros nomes para outros destinos. A secretaria de Meio Ambiente está sem titular. Eugênio Splenger pediu demissão sabendo que seria demitido. Se antecipou ao anuncio oficial com uma carta enviada para grupos no whatsapp. Seu lugar ainda está vago. Existe a possibilidade de um secretário do primeiro escalão ser deslocado para lá enquanto é substituído por Carlos Martins.

Martins faz parte da tríade do Polo Petroquímico formada por ele, Rui Costa e Jaques Wagner. Portanto, será aproveitado no primeiro escalão. Ao ex-governador e agora secretário de Desenvolvimento Econômico é atribuída a expressão que na gestão dele (2007 a 2014) Rui Costa só cairia para cima. O mesmo vale de Rui para Martins.

Continuou

Josias Gomes ficou na secretaria de Relações Institucionais. A saída dele foi pedida pelos seis deputados federais do PT na Câmara (o partido tem sete parlamentares sendo o próprio Josias o sétimo). Por outro lado, uma liderança política da base aliada afirma que o caso não é pessoal. “O fato é que ninguém quer um deputado nas Relações Institucionais”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp