Política

Wagner secretário? Falta Rui Costa confirmar no Diário Oficial

Publicado em 20/01/2017, às 16h18   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

Ao que parece o ex-governador da Bahia e coordenador do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), Jaques Wagner, aceitou assumir a chefia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE). A notícia circulou nos veículos de comunicação baianos nesta sexta-feira (20) e foi confirmada, sem muita convicção, por pelo menos duas fontes do Bocão News.

A entrada de Wagner no primeiro escalão do governo Rui Costa é vista pelos aliados como natural e pelos adversários políticos como estratégia para não ficar exposto ao juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância. O argumento dos aliados para esta “ilação” é que ele poderia ter entrado, se de fato estivesse com receio, no primeiro escalão desde quando acabou a quarentena em novembro.

No entanto, o anúncio acontece em meio ao recesso do Judiciário e com a pauta nacional tomada pela morte do ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki a entrada de Wagner é suavizada. Outrossim, ainda existe a possibilidade de Wagner assumir outra secretaria ou nem ser nomeado para nova função. Rui Costa tem mudado constantemente de ideia quando o assunto é reforma administrativa.

As mudanças de planos são impulsionadas pelos aliados e principais conselheiros. Caso seja confirmado, Wagner substitui Jorge Hereda. Hereda foi nomeado em abril de 2015 para assumir a secretaria. Teve participação discreta no governo Rui ao longo dos últimos anos e, se por um lado, o governo petista tem se alicerçado nas obras realizadas, por outro, a atração e relação com os setores industriais não andam ganhando os holofotes positivamente.

Resta saber como será, se de fato acontecer, a atuação de Wagner neste segmento. Durante seus anos à frente do Palácio de Ondina, Wagner manteve James Correa à frente da pasta e dinheiro não faltou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp