Política

A três dias de anunciar reforma, Rui ainda não encontrou pasta para Marcelo Nilo

Publicado em 18/01/2017, às 07h47   Cíntia Kelly


FacebookTwitterWhatsApp

A três dias de anunciar as mudanças no secretariado, o quebra-cabeça montado pelo governador Rui Costa (PT) para contemplar os aliados ainda está incompleto. Uma das peças incertas na montagem é o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PSL).

A pasta que o eterno presidente da Assembleia Legislativa cobiçava era a da Saúde. Nada feito. Fabio Vilas Boas continua firme e forte no cargo. O problema de Rui é que a uma altura dessa do campeonato, não há muito o que ser ofertado a Marcelo Nilo, que já indicou o comando da Embasa logo no início da gestão de Rui.

“Ele terá que resolver isso daqui para amanhã”, revelou uma fonte com trânsito na Governadoria.  Nesta quarta-feira (18), Rui dividirá as comemorações de seu aniversário com os ‘pormenores’ da mudança do secretariado. Talvez por isso, vá à Igreja do Bonfim logo nas primeiras horas do dia.

Se Nilo ainda é uma incógnita, outros nomes já foram indicados por partidos. O PSD do senador Otto Alencar, ficará com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Sai Carlos Martins e entra Fernando Torres, suplente na Câmara dos Deputados. Além da Sedur, outra pasta de grande monta do PSD é Infraestrutura que continua sob a batuta de Marcos Cavalcanti.

Josias Gomes que foi massacrado por deputados por não saber fazer a articulação política se mantém no cargo, a secretaria de Relações Institucionais (Serin). No lugar de Olivia Santana que sai da pasta de Políticas para Mulheres entra Julieta Palmeira, atual chefe de gabinete da SPM. Olivia assumirá a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte no lugar de Álvaro Gomes, que, por ora, ficará sem cargo.

O PSB da senadora Lídice da Mata ganhará espaço na gestão estadual assumindo o comando da Secretaria de Ciências e Tecnologia. José Vivaldo Souza de Mendonça Filho é o indicado pelo partido para o lugar de Manoel Gomes de Mendonça Neto. Manoel é primo de Félix Mendonça, deputado federal e presidente do PDT na Bahia, contudo, não é da cota do partido e tampouco pessoal de Félix.

Muito especulada a saída de Vitor Bonfim da Secretaria de Agricultura, informações dão conta de que o pedetista permanece no cargo.

O deputado Federal Luiz Caetano indicará o titular da  Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), além de duas diretoriais em hospitais. Ao deputado Nelson Pelegrino, segundo apurou o Bocão News, caberá indicar cargos de segundo escalão ligados a Secretaria de Cultura, que continuará sob o comando de Jorge Portugal.

Publicada originalmente 17/01 às 13h47

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp