Política

Deputados baianos divergem sobre queda de ministro da Justiça

Publicado em 17/01/2017, às 11h40   Alexandre Galvão


FacebookTwitterWhatsApp

Deputados de governo e oposição da bancada baiana divergem sobre a queda do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. Recentemente, o titular recebeu críticas por conta das rebeliões que deixaram diversos mortos em presídios do país. 
Para Afonso Florence (PT), a queda de Moraes é “uma questão de horas ou dias”. “A decisão já foi tomada. Ele vai cair. Ele não conseguiu se estabelecer como ministro. Ele fez várias declarações imponderadas. Agora é inoperante, ineficiente, incompetente”, afirmou, ao Bocão News
Pensamento diferente tem o deputado José Carlos Aleluia (DEM). Para ele, as rebeliões acontecem justamente pela atuação forte de Alexandre de Moraes. “Acho importante ele continuar. Ele acabou o clima de apaziguamento entre o Estado e o crime. Por isso que estão tendo essas rebeliões. Grande parte das penitenciárias são controladas por crime organizado. O ministro está enfrentando isso. O pior é convier com o crime”, argumentou. 
Para Alice Portugal (PCdoB), no entanto, o ministro “perdeu o controle do sistema prisional”. “Quero dizer que ele perdeu a condição. A grande quantidade de declarações desastradas, completamente fora do contexto. Perdeu o controle do sistema prisional. No período anterior [ao governo Temer] era mantido de forma ordeira, e agora tratou das indicações como forma política. Perdeu a função de continuar no cargo”, constatou. 
Claudio Cajado (DEM) ponderou, no entanto, que as responsabilidades não podem ser todas jogadas nas costas do ministro. “Essas rebeliões ‘denigrem’ imagem do Brasil, demonstra falta de política pública, mas não podemos culpar apenas o governo federal. é precipitado colocar nas costas do ministro. precisamos fazer debate sobre isso”, indicou. 
Publicada originalmente em 16/01 às 15h40

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp