Política

Ao se despedir da Casa Branca, Obama cita racismo, exalta diversidade e chora

Publicado em 11/01/2017, às 12h02   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Ao se despedir da Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama defendeu seu legado e alertou para os riscos de enfraquecimento dos valores que, segundo ele, formam a base da democracia americana. Obama citou também o racismo e que causa divisões no país e exaltou a diversidade. Durante o discurso nesta terça-feira (10) em Chicago, o presidente se emocionou ao falar da família. O público presente gritou, em coro “quatro anos mais”.
“Da mesma maneira que nós, como cidadãos, temos de permanecer vigilantes contra agressões externas, nós temos de estar alertas contra o enfraquecimento dos valores que nos fazem o que somos”, disse Obama.
“É por isso que eu rejeito a discriminação contra os muçulmanos americanos”, afirmou o presidente, em uma referência às propostas do presidente eleito Donald Trump, que tinha entre suas propostas de governo banir mulçumanos. 
Ele lembrou ainda do seu vínculo emocional com a cidade onde construiu sua família e ficou com a voz embargada ao falar de sua mulher, Michelle, e das filhas Malia e Sasha. “Michelle, nos últimos 25 anos você foi não apenas minha mulher e mãe de minhas filhas, mas minha melhor amiga”, afirmou o presidente em homenagem a uma das mais populares primeiras-damas da história dos EUA.
Obama deixa a presidência dos Estados Unidos com aprovação superior a 55%. Já Trump, a dez dias de sua posse, tem apenas 37% de aprovação, recorde considerado negativo, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Universidade Quinnipiac. Obama encerrou seu discurso com um “Sim, nós podemos. Sim, nós fizemos. Sim, nós podemos”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp