Política

Cunha usava codinome 'Carlos Trivoli' para administrar conta na Suíça

Publicado em 05/12/2016, às 18h30   Folha Press


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso na Operação Lava Jato, usava um e-mail em nome de "Carlos Trivoli" para receber informações sobre suas contas na Suíça, segundo o Ministério Público Federal. O endereço de e-mail que começa com "ctrivoli0897" foi informado pelo político na abertura de uma de suas contas no banco Julius Bär, na Suíça, em 2012. 
É nessa conta que Cunha teria recebido cerca de R$ 5,2 milhões em propina, pela compra de um poço de petróleo pela Petrobras em Benin, na África. O ex-parlamentar, que é réu numa ação na Justiça Federal do Paraná, nega e diz que seus rendimentos são lícitos. Em ofício, os procuradores destacam que "a grafia do e-mail foi aparentemente dissimulada": as letras estão levemente inclinadas para a direita no formulário entregue ao banco. 
O e-mail foi registrado em nome de Carlos Trivoli. Com ele, Cunha enviou mensagens a uma funcionária do Julius Bär pedindo extratos da sua movimentação. Em um dos e-mails, pergunta: "Isso é tudo que recebi?". 
O valor, segundo os procuradores, "coincide com os repasses das propinas operacionalizadas por João Augusto Henriques" no caso do campo de Benin. 
Uma quebra de sigilo mostrou que o endereço foi acessado pela última vez em outubro de 2015, num computador de Kayze Caze, que era assessor do gabinete de Cunha na Câmara dos Deputados. Ele foi exonerado em setembro deste ano, com a cassação do peemedebista. "Restou evidenciado que o e-mail era utilizado por Eduardo Cunha para a prática do crime de lavagem de dinheiro", escreveram os procuradores. 
Procurada, a defesa de Cunha informou que não iria se manifestar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp