Política

PF deflagra 8ª fase da Operação Zelotes em três estados

Publicado em 01/12/2016, às 12h04   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 1, a 8ª fase da Operação Zelotes, que investiga um esquema de manipulação do trâmite de processos e no resultado de julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF.
Nota da PF informa que cerca de cem policiais federais estão cumprindo 34 mandados judiciais, sendo 21 mandados de busca e apreensão e 13 de condução coercitiva nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.
Esta nova etapa da operação aponta a existência, entre os anos de 2006 e 2015, de suposto conluio entre um conselheiro do CARF e uma instituição financeira. O esquema, segundo a PF, envolvia escritórios de advocacia e empresas de consultoria.
A PF identificou que houve sucesso na manipulação de processos administrativos fiscais em ao menos três ocasiões.
Os investigados poderão responder, na medida de suas participações, pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, advocacia administrativa tributária e lavagem de dinheiro
A Operação Zelotes foi deflagrada no dia 26 de março de 2015 com o objetivo de desarticular organizações criminosas que atuavam junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF, causando grande prejuízo aos cofres públicos.
Os crimes investigados na operação são: Advocacia Administrativa Fazendária, Tráfico de Influência, Corrupção Passiva, Corrupção Ativa, Associação Criminosa, Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro.
DISCRIMINAÇÃO DOS MANDADOS
São Paulo – 19 buscas e 11 conduções coercitivas
Rio de Janeiro – 1 busca e 1 condução coercitiva
Pernambuco – 1 busca e 1 condução coercitiva
Publicada originalmente às 6h20 do dia 1º

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp