Política

Suíça anuncia transferência de documentos da Odebrecht ao Brasil

Publicado em 22/11/2016, às 23h26   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O Departamento de Justiça da Suíça informou nesta terça-feira (22) que enviou aos procuradores da Operação Lava Jato os documentos e extratos bancários de contas secretas da Odebrecht em seus domínios.

Os registros ajudarão a identificar as pessoas que teriam se beneficiado de propinas mediadas pela empreiteira.

A decisão, tomada no dia 5 de outubro e executada na semana passada, levou quase um ano para se concretizar por conta dos diversos recursos feitos pelos advogados da empresa à Justiça suíça. "Esses documentos foram transmitidos na primeira metade de novembro", afirmou o porta-voz do Departamento de Justiça da Suíça, Folco Galli.

O envio traz um avanço significativo à operação já que parte das acusações contra políticos brasileiros ou empresários só poderiam ocorrer com os documentos em mãos de procuradores no Brasil.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, em matéria publicada no mês de outubro, os documentos na Suíça apontam suspeitas de que a Odebrecht movimentou pelo menos US$ 211,6 milhões em contas secretas por meio de empresas de fachada na Suíça para pagar pessoas ligadas ao esquema de corrupção montado na Petrobras, entre elas ex-diretores da estatal e políticos. As movimentações financeiras foram realizadas entre 2008 e 2014.

Os relatórios da Justiça suíça mostram uma movimentação US$ 96 milhões, entre agosto de 2012 e junho de 2014, que teriam sido distribuídos a quatro ex-diretores da Petrobras. Conforme os despachos, os pagamentos eram justificados por meio de "contratos puramente fictícios" e em troca das propinas os servidores teriam garantido contratos para a Odebrecht em obras da estatal brasileira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp