Política

Bahia lidera número de candidatos sem votos nas eleições municipais

Publicado em 11/11/2016, às 11h42   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Bahia foi o estado com maior número de candidatos que não tiveram votos nestas eleições municipais, segundo levantamento estatístico realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em todo o país, 16.131 candidatos terminaram a eleição sem registrar sequer um voto.

Na Bahia, foram registrados 2.475 casos. O ministro do TSE Henrique Neves atribuiu o número elevado de mulheres com votação zerada às chamadas “candidaturas laranjas”,  quando o partido lança candidatos apenas para preencher a cota obrigatória de 30% de participação feminina nas eleições. “A quantidade de candidatas que não receberam nenhum voto é realmente preocupante e deve ser analisada de acordo com cada situação. Para que possamos chegar ao equilíbrio na representação por gênero, é necessário que seja assegurado que as mulheres possam competir nas eleições com efetiva igualdade de chances”, disse.

Um cruzamento dos dados estatísticos do TSE mostra que o partido que mais registrou candidatas que não receberam votos foi o PMDB, com 1.109 candidatas ao cargo de vereador. Em seguida, o PSDB aparece na lista com 871 candidatas, e o PSD surge, em terceiro lugar, com 861 candidatas na mesma situação para o mesmo cargo.

Logo depois da Bahia, aparecem Minas Gerais, que registrou 1.733 e, São Paulo, com 1.643 candidatas ao mesmo cargo na mesma situação. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp