Política

Rio pode não ter dinheiro para os serviços básicos a partir de dezembro

Publicado em 08/10/2016, às 14h53   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Sem ajuda financeira da União ou medidas drásticas de corte de custos, o Estado do Rio de Janeiro não terá, a partir de dezembro, como garantir serviços essenciais, como saúde, segurança e educação. Não haverá dinheiro para bancar, por exemplo, a compra de remédios para os hospitais, a merenda escolar ou as operações das polícias Civil e Militar, sem falar nos salários dos servidores públicos. O alerta é dado por fontes ligadas ao Palácio Guanabara. Oficialmente, porém, o governo afirma que não há como prever como estará a viabilidade da administração.

Nesta sexta-feira (8), o jornal Estado de S. Paulo informou a intenção do Rio de pedir uma investida federal no governo do estado, a chamada “intervenção branca”, além de um socorro financeiro de R$ 14 bilhões. A condição estabeleceria limites aos gastos, além de criar um rigoroso pacote de ajuste fiscal. O governador em exercício, Francisco Dornelles, no entanto, negou a intenção de ceder à administração federal.

“Não há nada nesse sentido. O Estado recebe de bom grado qualquer tipo de ajuda do governo federal, mas não pedimos os R$ 14 bilhões e muito menos a intervenção”, disse Dornelles, por nota.

O governador em exercício garantiu que medidas mais duras serão adotadas nos próximos dias, prevendo a redução de despesas. Fontes próximas a Dornelles garantem que o número de secretarias será reduzido. Hoje, das 20 que compõem a administração, pouco menos da metade deixará de existir.

Uma boa notícia é a chegada, nos próximos meses, de recursos via lei de repatriação de capital, segundo o Ministério da Fazenda. Já uma ajuda federal é improvável neste momento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp