Política

Dia Nacional da Paralisação em Salvador deve reunir cerca de 100 mil pessoas

Publicado em 21/09/2016, às 19h46   Chayenne Guerreiro


FacebookTwitterWhatsApp

Salvador adere nessa quinta-feira (22), ao “Dia Nacional de Paralisação”. O ato, organizado pela Central Única de Trabalhadores (CUT), deve reunir cerca de 100 mil pessoas em caminhada que contará com a participação da ex-presidente, Dilma Rousseff (PT).
 A manifestação deve contar com a participação de diversas categorias, entre elas: petroquímicos, petroleiros, servidores municipais, funcionalismo federal, previdenciários, agentes de saúde, Correios, vigilantes, bancários, metalúrgicos, comerciários, agentes de limpeza e professores.
De acordo com o presidente da (CUT), Cedro Silva, o movimento é contra a reforma trabalhista e em favor da democracia.
“Esperamos que participem da paralisação geral cerca de 100 mil pessoas. É um movimento muito forte nas cidades do polo. É um ato em defesa da democracia e contra a reforma trabalhista. Os trabalhadores não devem aceitar trabalhar 12 horas, reduzir o intervalo de descanso de 1 hora para 10 minutos, fim das férias e 13º salário. Nada mais justo do que fazer um ato, uma paralisação nacional para defender direitos, a democracia no Brasil. Esse governo não nos representa, ele não foi o governo que venceu as eleições no país”, afirmou.
Com dois pontos de concentração, em frente ao Shopping da Bahia e no Campo Grande, os atos estão marcados para começar às 8 horas. As categorias se reúnem em assembleia, para decidir, além da pauta do movimento, se estendem a paralisação ao longo do dia.
A vinda da ex-presidente Dilma, deve complicar ainda mais o trânsito. A caminhada em favor da petista sai do Campo Grande, em frente à Casa de Itália e segue até a praça Castro Alves. Nas estradas que cortam a Bahia, o movimento deve ser intenso pela manhã. Segundo o presidente da CUT, grande parte dos manifestantes estão em um raio de 2 km da capital e devem sair em direção aos pontos de concentração.
Além disso, mesmo não paralisando as atividades, outros sindicatos devem apoiar o movimento. De acordo com o diretor do sindicato dos Rodoviários, Daniel Mota, os ônibus devem operar normalmente, entretanto, a categoria será representada na manifestação que ocorre no período da tarde.
O evento não se resume a capital baiana, concomitantemente estão previstos atos em Juazeiro, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Alagoinhas, Itabuna, além de outros municípios.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp