Política

Delação premiada de empresário na Águia de Haia tira o sono de prefeitos baianos

Publicado em 19/09/2016, às 07h03   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O empresário Kells Belarmino Mendes, apontado por investigadores da operação Águia de Haia como o cérebro de um esquema montado na Bahia para desviar recursos do Fundeb, teve sua delação premiada homologada pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região.

O avanço nas investigações deve tirar o sono de muitos prefeitos baianos, uma vez que pelo menos 20 prefeituras no estado teriam fechado contratos com as empresas de fachada pertencentes Kells Belarmino Mendes.

À esquerda, o empresário Kells Belarmino. À direita, o prefeito de Ruy Barbosa, José Bonifácio Dourado

De acordo com informações da coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, o prefeito de Ruy Barbosa, José Bonifácio Marques Dourado, era o responsável por cooptar outros prefeitos na região para o esquema que teria movimentado, somente na sua cidade, R$ 8 milhões. O diário soteropolitano diz ter tido acesso ao pedido de busca e apreensão expedido pelo Ministério Público Federal (MPF), onde há relatos de que o prefeito de Ruy Barbosa tentou esconder provas ao saber que a operação bateria à sua porta em maio.

O gestor também teria tentado fazer com que o empresário ficasse em silêncio sobre o esquema. Uma escuta telefônica autorizada pela Justiça flagrou uma conversa entre José Bonifácio Dourado e sua secretária de Educação, Maria do Carmo, ao saber com antecedência da batida policial em sua região: "Aí eu fiquei sabendo e quero ver se tiver alguma coisa na secretaria quea gente possa, que pode ser, eu acho que pode ser motivo de vistoria deles, aí eu queria ver pra gente se precaver se tiver alguma coisa pra gente tirar. Não deixar porque eu acho também que não tem nada naqueles computadores, não".

Matérias relacionadas:

Operação Águia de Haia: população de Ruy Barbosa vive expectativa de prisões
Ktech é a empresa envolvida com municípios baianos em investigação da PF
Águia de Haia: filho do prefeito de Ruy Barbosa também foi preso pela PF
PF realiza nova fase da Operação Águia de Haia em Salvador e interior
Operação Águia de Haia: duas pessoas foram presas em Salvador e Guarajuba
Operação Águia de Haia: delegado diz que prefeitos sabiam das fraudes
Prefeitos de Mairi e Ruy Barbosa são acusados de desviar mais de R$ 930 mil

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp