Política

Gestões de Salinas e Barro Preto estão entre as 20 mais eficientes

Publicado em 30/08/2016, às 14h25   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Duas cidades baianas apresentaram bom rendimento no Ranking de Eficiência dos Municípios - Folha (REM-F) divulgado neste final de semana. Entre todos os Estados, estão no topo do REM-F o Rio Grande do Norte e o Ceará. Duas das cidades no topo do REM-F ficam em Minas Gerais.
Cataguases, líder no ranking entre as cidades com mais de 50 mil habitantes (tem 74 mil) e a pequena Cachoeira da Prata (3.727), a primeira no geral, têm um passado industrial forte que deixou heranças à população. Mas o futuro é desafiador.
Elas retratam parte do atual drama nacional: a dependência crescente que os municípios têm dos recursos não gerados localmente e a perda de dinamismo de setores como o industrial, que teve sua fatia no PIB reduzida de 28,5% para 22,7% na última década.
Segundo o estudo, Barro Preto e Salinas da Margarida estão entre as 20 cidades que apresentam administrações que usam melhor os recursos financeiros em educação, saúde e saneamento. As duas foram classificadas como eficientes com média 0,622 e 0,610, e ocupam os 11º e 21º lugares, respectivamente. A capital baiana ficou em 2.107º lugar e apresentou média de 0,473.
Segundo o estudo, a gestão de Salinas investe 39% em educação (média do Brasil é 32%), 20% em saúde (média do Brasil é 24%) e 3% no legislativo (média do Brasil é 4%). O levantamento aponta ainda que em Barro Preto a administração investe 41% em educação, 22% na saúde e 4% no legislativo. Já a capital baiana a gestão investe administração investe 19% em educação, 24% na saúde e 3% no legislativo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp