Política

Deputados retomam discussão sobre dívida dos estados nesta segunda-feira (8)

Publicado em 08/08/2016, às 07h21   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O projeto sobre a renegociação da dívida dos estados com a União está na pauta desta segunda-feira (8) do Plenário da Câmara dos Deputados. A proposta alonga por mais 20 anos o pagamento das dívidas estaduais se forem adotadas restrições de despesas por parte dos governos estaduais, principalmente na área de pessoal.

A sessão de segunda-feira está marcada para as 16 horas. O projeto também poderá ser analisado na tarde de terça-feira (9).

Após negociações com o governo interino de Michel Temer, o relator do projeto, deputado Esperidião Amin (PP-SC), leu no dia 1º uma nova redação apresentada pelo Ministério da Fazenda, incorporando itens como o pagamento de parcelas menores a partir do próximo ano com aumento gradativo até junho de 2018 e carência até dezembro.

Segundo o acordo, a partir de janeiro de 2017, os estados começarão a pagar 5,6% da parcela devida, que aumenta mês a mês até atingir 100% em julho de 2018. A ideia é dar fôlego aos estados para recuperarem suas finanças.

Entretanto, tanto o relator quanto as bancadas ainda negociam mudanças no texto.

Na quinta-feira, o presidente da Casa, Rodrigo Maia, o novo texto do projeto articulado pelos deputados retira contrapartidas dos Estados que estavam previstas na proposta original, como a que proibia os entes federados de concederem aumentos salariais e contratar novos funcionários públicos por até 24 meses.

Matérias relacionadas:
Quitéria critica governo Temer por excluir prefeitos da discussão sobre dívidas
Aprovação de PL pode fechar portas do Ministério Público na BA, diz chefe do MP

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp