Política

ACM Neto deve dominar metade do tempo do horário eleitoral no rádio e TV

Publicado em 17/07/2016, às 14h33   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito ACM Neto (DEM), pré-candidato a reeleição ao Palácio Thomé de Souza, deve abocanhar metade do tempo que será dedicado aos futuros candidatos durante o período de campanha eleitoral no rádio e na televisão. Levantamento feito pelo advogado especialista em Direito Eleitoral, Ademir Ismerim, a pedido do Bocão News mostra a clara vantagem do demista aos possíveis concorrentes.

O cenário deste ano será diferente com as mudanças feitas pela reforma eleitoral. As chapas majoritárias terão 10 minutos, de segunda a sábado, em cada bloco, para apresentar suas plataformas de campanha.


* tempo em minutos

Os quatro partidos com maior tempo são PMDB [ 1’08”]; PT [1’07”], seguidos do PSDB [57”] e do PP [40”].

ACM Neto, visto pelo alinhamento dos partidos que o acompanharam ao longo da gestão e os que já sinalizaram possibilidade de apoio no pleito, deverá ter, aproximadamente, quatro minutos e 30 segundos.

Mas muito mais do que o tempo da propaganda eleitoral, as ‘meninas dos olhos’ são as inserções ao longo da programação das emissoras. O bloco majoritário será distribuído em 42 minutos ao longo do dia. Neste quesito, Neto teria aproximadamente 20 minutos para serem distribuídos em inserções de 30 ou 60 segundos entre as 05h e a 0h de cada dia.

A pré-candidata, deputada federal Alice Portugal (PCdoB) acumula pouco mais de dois minutos e 30 segundos somados os tempos do PT, PSB, PSD, PCdoB e PSL. Quanto as inserções, teria algo em torno dos 12 minutos.

Já o deputado estadual Sargento Isidório (PDT), que conta com o seu próprio partido e o PROS, teria algo em torno dos 30 segundos e nas inserções aproximadamente dois minutos.

Partido como PR, PP e PRB, por exemplo, mais graúdos em termos de segundos no horário eleitoral e minutos nas inserções, ainda não definiram seus rumos.

O PSOL, pelo levantamento, consta com cinco segundos do bloco majoritário e 22 segundos das inserções. O partido apresentou o nome de Fábio Nogueira. 

Os quatro nomes apresentados foram os únicos cuja a pré-candidatura foi anunciada e oficilizada pelos respectivos partidos. 

Dos 10 minutos de propaganda, 10% será separado pela justiça eleitoral e dividido igualmente entre todos os candidatos que forem homologados junto a TRE e a partir disso começará a contar a proporcionalidade de cada bancada. 

Publicado originalmente em 15/07 às 23h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp