Política

Aumentam chances de chapas independentes entre PT e PCdoB

Publicado em 30/06/2016, às 19h00   Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

A cada reunião realizada entre o bloco PT, PCdoB e PSB, mais emperrada fica a definição do cabeça de chapa para disputar a prefeitura de Salvador. Marcada para esta quinta-feira (30), a reunião do grupo foi remarcada para amanhã (1º). A tentativa é para que até o cortejo 2 de Julho um candidato único seja anunciado. Contudo, pelo andar da carruagem, a tão sonhada unidade que o PT quer pode não chegar ao destino final. Desta vez, a discussão sobre a chapa proporcional distanciou o PCdoB da conversa ganhando forças a candidatura PT-PSB.

Em conversa com o Bocão News, o presidente do PCdoB, deputado federal Daniel Almeida, confirmou que a discussão da chapa proporcional é um dos pontos de discussão. “Demoramos para desenhar esse arco de alianças, era preciso maturar mais a ideia. Mas todos nós imaginamos que a disputa majoritária tenha o objetivo de assentos na Câmara de Vereadores”, apontou. Segundo o comunista, os partidos não chegaram a fazer definições na proporcional já que não sabiam quais siglas os apoiariam.

Para o PCdoB, o ideal é que o PT apoie a sigla comunista na chapa majoritária, mas saiam sozinhos na proporcional. Isso porque cada coligação só poderá indicar 86 candidatos. Neste sentido, o PT retiraria cadeiras do PCdoB. Sem este “acordo”, o PT faria coligação com o PSB e o PCdoB ajudaria o PSD a eleger vereadores. “Aqueles partidos que tem potencial para eleger vereadores poderiam sair sozinhos e os que não possuem devem coligar”, reforça Almeida.

Já o presidente do PT, Everaldo Anunciação, negou que as conversas com o PCdoB giram em torno da chapa proporcional. “Continuamos querendo a unidade dessas candidaturas. Não conversamos nem sobre a majoritária, quanto mais sobre a proporcional”, refutou.

Sendo assim, é possível, que o martelo seja batido apenas na semana que vem.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags