Política

Não sabia que médico reside no hospital, diz vereador ao cometer gafe

Publicado em 18/06/2016, às 09h07   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O comentário do vereador Paulo Rocha (PMDB) durante a sessão na Câmara de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, na quinta-feira (16), provocou risos de parlamentares, funcionários e pessoas que acompanhavam as votações do dia, de acordo com informações publicadas pelo G1. Ao falar sobre um requerimento defendido pelo vereador Nilton Bobato (PCdoB), Rocha declarou não saber que “médico reside [mora] no hospital”.
“Vou ler o requerimento dele aqui. Requerimento 276/2016: Requer do prefeito municipal informações sobre a previsão de pagamento de bolsa-auxílio aos médicos residentes no hospital. Eu não sabia que tem médico que reside no hospital. Uai, médico residindo no hospital?”, questionou. Assista ao trecho do vídeo da TV Câmara.
Em nota divulgada nesta sexta-feira (17), um dia após a suposta gafe viralizar na internet, o vereador defendeu-se dizendo que sabia o que são médicos residentes, mas que aproveitou a oportunidade para criar polêmica.
Confira a nota de esclarecimento do vereador Paulo Rocha na íntegra:
Criei a polemica porque uma grande parte da população não sabe e não tem conhecimento o que significa médico residente.
Oque é residência médica?
Residência é onde o médico formado em clínica geral que quer se especializar, como por exemplo: Cardiologista, Ginecologista, Ortopedia, Cirurgião, Oftalmologista, Pediatria etc...
Oque é um médico residente?
O médico presta um vestibular novamente na área que ele que ser especializado. Após ingressar na área especializada o médico deve estudar em um hospital credenciado e acompanhado por professor medico especialista.
O médico residente estuda no hospital mais ou menos 12 horas, é responsável pela área especializada junto com o coordenador médico.
O médico passa a ser chamado de residente... Símbolo R1, R2 e R3. Dai ele estuda 3 anos, a e ele faz um novo exame para ser aprovado.
Por isso que se chama médico residente, para não ser chamado de medico estudante.
O médico residente somente pode estudar em hospital, motivo pelo qual recebe um auxílio-bolsa, conforme determina a lei da bolsa auxílio.
“Queremos dar conhecimento para o povo, o que é um médico residente.”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp