Política

Praticamente sem chance como vice, Bellintani é a carta coringa de ACM Neto

Publicado em 31/05/2016, às 23h30   Eliezer Santos (Twitter: @eliezer_sj)


FacebookTwitterWhatsApp

Entre os cotados para assumir o posto de vice na chapa para a reeleição do prefeito ACM Neto, o nome do então secretário de Educação Guilherme Bellintani (DEM) já pode ser considerado carta fora do baralho. Sua filiação ao DEM inviabilizaria a casadinha com Neto, por configurar uma formação “puro sangue” e escantear os partidos aliados, especialmente PSDB e PMDB que detêm uma boa fatia de tempo de TV. 
Mas, fora desse cenário, Bellintani é a carta na manga que o demista pode usar para contornar eventuais gargalos na negociação para o pleito. Pela reconhecida desenvoltura técnica e pela relação de afinidade e confiança que construiu com o chefe ao longo dos três anos de administração, Bellintani pode ser uma alternativa da legenda para encabeçar a chapa. 
Assim, segundo informações chegadas ao Bocão News, ACM Neto se refugiaria em algum ministério do governo Michel Temer, onde pavimentaria também sua jornada para a disputa do governo do estado nas eleições de 2018, sem perder, contudo, a influência na prefeitura de Salvador.
Apesar do desenho traçado por fontes do Palácio Thomé de Souza, o prefeito disse a este site, um dia antes do Senado sacramentar o afastamento da presidente Dilma Rousseff, que nada o levaria à capital federal. “Podia ser o ministério mais forte do planeta que eu não deixaria meu mandato de prefeito para ir para Brasília de jeito nenhum”, garantiu à época.
Para além da chance de ser um protagonista na corrida municipal, o estreante Bellintani está no topo da lista de indicações que ACM Neto está para fazer no governo federal.
O prestígio com o prefeito logo no início da gestão quando ainda era secretário de Turismo e Cultura provocou, a propósito, uma enorme ciumeira entre as figuras de destaque da prefeitura. Os reclames logo chegaram aos ouvidos do prefeito, que o remanejou a uma pasta menos badalada e com maior complexidade.
À frente da Educação, porém, não decepcionou. E mostrou ainda jogo de cintura quando foi à Câmara de Vereadores explicar a denúncia de venda de merenda escolar com selo da empresa que fornecia a alimentação à prefeitura.
Nesta terça-feira (31 maio), Guilherme Bellintani encerrou seu ciclo de um ano e cinco meses na Secretaria de Educação e segue para novos desafios políticos cada vez mais ligados aos do chefe demista. “É um orgulho deixar a secretaria neste padrão. Vamos chegar este ano com quase 28% de investimento em educação, quando, por muitos anos, Salvador sequer chegou a 25%, que é o mínimo constitucional. Com essa parte eu vou para casa tranquilo”, resumiu, durante entrevista ao programa Se Liga Bocão desta terça na Itapoan FM.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp