Política

Sem crise: vereadores de Santa Maria da Vitória aumentam o próprio salário

Publicado em 28/05/2016, às 22h59   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A crise econômica, redução de cargos e salários parecem não atingir o município de Santa Maria da Vitória, no Oeste baiano. Pelo menos os vereadores não viram problemas em aumentar o próprio salário. Os edis aprovaram o aumento de R$ 6 mil para R$ 7,5 mil. Dentre as justificativas para o aumento, os vereadores alegaram que possuem um gasto muito elevado ajudando a população da cidade, que a lei permite até 30% da remuneração do deputado estadual e que o aumento salarial estaria no limite estabelecido por lei de gasto de 60% com folha de pagamento.

As sessões foram realizadas às terças-feiras às 11 horas da manhã, o que permitiu que o aumento fosse realizado durante uma sessão vazia. Entretanto, a população, que já arrecadava assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular para redução salarial dos edis, compareceu em peso na sessão seguinte do último dia, 23 de maio, para protestar contra o aumento.

Já os cidadãos lutam para uma redução para 2 salários mínimos, uma vez que a média salarial dos trabalhadores santa-marienses é de 1,9 salário mínimo, segundo o IBGE, e que todos os vereadores possuem renda própria sem depender da remuneração da vereança para trabalhar 2 horas por semana.

A proposta dos manifestantes é de que a economia feita com a redução salarial, aproximadamente 700 mil reais por ano, seja devolvida ao executivo após audiência pública que decida o destino dos recursos economizados para serem revertidos em obras e/ou ações no próprio município.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp