Política

Prefeitura afirma que obras de contenção no Barro Branco estão 60% concluídas

Publicado em 04/05/2016, às 14h01   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), além da Defesa Civil (Codesal), Limpurb e a Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), informou que desde o início desta quarta-feira (4) atua para minimizar os danos causados pelas chuvas na localidade do Barro Branco, na Avenida San Martin, atingida por um deslizamento de terra, sem vítimas ou feridos.
A região já é alvo de ações estruturantes por parte da prefeitura desde as chuvas de 2015. Nas obras de contenção da encosta, que estão 60% concluída, são investidos cerca de R$ 8 milhões. Por causa do deslizamento desta quarta-feira, os órgãos envolvidos estudam remover famílias, que vão receber benefícios sociais, e ações para prestar outros auxílios imediatos aos moradores da área, além de realizar a limpeza e reparos emergências nos locais atingidos. Segundo o diretor-geral da Codesal, Álvaro Silveira Filho, uma avaliação prévia foi realizada pelos engenheiros da pasta, pela manhã, mas ainda não há um número exato das casas atingidas e de famílias que devem ser remanejadas pela Semps.
"Com o movimento de terra houve um descalçamento das bases de várias residências. Ainda não podemos avaliar o quanto foi atingido. Por conta disso solicitamos nova inspeção, durante a tarde, para tomarmos uma providência definitiva, bem como efetuar a evacuação dos imóveis condenados", explicou o diretor da Codesal.
O titular da Sindec, Paulo Fontana, que esteve no Barro Branco pela manhã, detalha o ocorrido. "Houve uma infiltração no talude, fazendo com que um maciço de terra se deslocasse atingindo uma rede de água e provocando o deslizamento. As obras de contenção da encosta avançam em ritmo acelerado, mas, infelizmente, a área atingida ainda não havia recebido a cobertura de cortina atirantada, que já compõe 130 metros da encosta, cujas ações já alcançam 60% e serão finalizadas até outubro", assegurou.
Em relação às famílias afetadas, a Semps anunciou que já enviou uma equipe à localidade para cadastramento das famílias no Aluguel Social. As famílias que receberem notificação da Codesal para sair das residências serão encaminhadas pela Semps para realização de cadastro socioeconômico e recebimento do benefício, cujo pagamento será realizado no menor prazo de tempo possível, visando o bem-estar das famílias. "Existem famílias que recebem o benefício desde maio de 2015, sem atrasos e de forma ininterrupta. Essa é uma prioridade da atual gestão", disse o secretário da Semps, Bruno Reis.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp