Política

MPF denuncia prefeito de Itambé por não prestar contas em convênio de R$ 300 mil

Publicado em 02/05/2016, às 18h48   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Itambé, Ivan Fernandes (PSD) é acusado pelo Ministério Público Federal na Bahia de cometer crimes de responsabilidade. A denúncia é baseada na falta de prestação de contas relativas a convênio de drenagem e pavimentação de vias públicas, no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2013, no valor de R$ 299.880,00.

De acordo com o procurador regional da República Alexandre Camanho, não houve prestação de contas por parte do prefeito, mesmo com o pedido de regularização do convênio com aviso de que a não-adoção das providências implicaria registro de inadimplência efetiva no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), inscrição do Município no Cadastro Informativo de Créditos Não-Quitados do Governo Federal (Cadin) e ainda no encaminhamento do processo para instauração de Tomada de Contas Especial (TCE).

Mesmo com a alegação de ter sido feita a solicitação de prorrogação do prazo de prestação de contas, identificou-se que o requerimento foi encaminhado apenas três dias antes do fim do prazo de vigência do convênio e desacompanhado de qualquer recibo do destinatário. A denúncia destaca ainda que a Secretaria de Programas Regionais – órgão para o qual o prefeito supostamente encaminhou o requerimento – foi extinta em maio de 2011, anos antes do mencionado pedido de prorrogação de prazo.

Segundo o órgão, é crime de responsabilidade a não-prestação de contas da aplicação de recursos, empréstimos, subvenções ou auxílios internos ou externos, recebidos a qualquer título, no devido tempo, ao órgão competente. Se condenado, o acusado poderá perder o cargo e ter de ressarcir o dano causado à União.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp