Política

Neto consultará ComCar para decidir sobre mudança de nome do circuito Dodô

Publicado em 29/04/2016, às 12h08   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) tem pela frente uma decisão polêmica a ser tomada. Na última quarta-feira (27), a Câmara de Salvador aprovou o projeto de indicação da vereadora Vânia Galvão (PT) que propõe mudar o nome do circuito Dodô, o Barra/Ondina, para Daniela Mercury. O músico baiano passaria a ser homenageado no circuito do Campo Grande, que deverá receber a denominação de Dodô e Osmar. Agora, cabe ao chefe do Palácio Thomé de Souza dar a canetada final acatando ou vetando a proposta. Na manhã dessa sexta-feira (29), o democrata afirmou que vai avaliar o projeto assim que for encaminhado pelo Legislativo municipal.

"Vamos conversar com o Conselho do Carnaval (Comcar), porque uma decisão como essa não pode ser apenas do prefeito, tem que ser debatida e ouvidas as entidades envolvidas. Estamos falando de estrelas com grande brilho, tanto Daniela como as figuras históricas de Dodô e Osmar", disse o prefeito ao Bocão News durante inauguração da prefeitura-bairro da Liberdade/São Caetano na Avenida San Martin.

A aprovação do texto na Câmara tem rendido discussões diversas. Um grupo considera justa a homenagem à artista baiana, no entanto, outra ala chega a considerar racismo tirar o nome de Dodô do circuito atlântico. Apesar do cenário dividido, o prefeito demonstra que a homenagem será acatada. "O Carnaval de Salvador é bom pelo seguinte, tem espaço para todo mundo, para todo tipo de manifestação e todo tipo de homenagem. Então, a gente vai dar um jeitinho para ninguém ficar com ciúme ou se sentir, de alguma forma, diminuído", afirmou. 

Segundo a vereadora petista, autora da matéria, a indicação de nova nomeação para o circuito, além ser uma homenagem à Daniela, é uma forma de empoderamento feminino no Carnaval. "Daniela foi de fato a criadora do circuito, nada mais que justo marcá-la na nossa história. Além disso, as cantoras são os grandes símbolos da nossa folia, então na figura da rainha do Axé estamos afirmando nosso papel ativo na maior festa popular do planeta, e não apenas como artistas, mas como profissionais que atuam em todas os setores do evento", declarou Vânia.

Notícia relacionada:

Câmara aprova indicação para nomear circuito Barra de Daniela Mercury

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp