Política

Camaçari: secretária de governo diz que greve de servidores tem cunho político

Publicado em 19/04/2016, às 22h48   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Servidores públicos e professores que estão em greve em Camaçari há mais de 20 dias receberam um comunicado nesta terça-feira (19) da prefeitura, solicitando que retomem as atividades. A gestão municipal informou que os funcionários que se negarem a retornar aos postos de trabalho terão seus dias cortados da folha de pagamento.

Conforme a secretária de governo, Jailce Andrade, a prefeitura está fazendo um esforço para atender a reivindicação dos sindicatos, mesmo o prefeito Ademar Delgado (sem partido) podendo responder por improbidade administrativa por atingir o limite prudencial.

“Já esgotamos todas as possibilidades de negociações, o prefeito fez além do que podia. Mesmo infringindo a lei de responsabilidade fiscal ele propôs dar a reposição da inflação, mas eles não aceitaram”, disse Andrade. A gestão municipal ofereceu 10,67%, pagando 2% em maio e mais 8,67% em outubro. Os professores pedem 11, 36%. 2,67% referente a diferença do ano passado. Já os servidores públicos pedem 15% e a prefeitura oferece 10,67%.

Jailce Andrade confirmou ao Bocão News que vai judicializar a questão, caso não cheguem a um acordo. “Se não retornarem vamos entrar com as medidas de corte dos dias parados e também a judicialização da greve”, afirmou.

Conforme a secretária, a greve tem cunho político devido ao ano eleitoral. “Existe toda uma manipulação política dentro dos dois sindicatos para que a greve permaneça”, pontuou. Ainda segundo Andrade, a prefeitura já pagou “o piso nacional do magistério e não temos nenhum que não recebe piso”. 

A secretária ressaltou também que no contexto econômico do país, a maioria dos municípios brasileiros não está dando aumento a servidor”. Jailce Andrade é pré-candidata a prefeita de Camaçari apoiada pelo atual prefeito Ademar Delgado. “Tenho crescido bastante na cidade e isso que está incomodando e eles.  Estão tentando desarticular isso, mas tenho a força e coragem da mulher”. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp