Política

Audiência pública discute a construção do Edifício La Vue

Publicado em 14/11/2015, às 08h55   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Gilmar Santiago (PT) e a Comissão de Defesa dos Direitos do Cidadão da Câmara Municipal de Salvador promovem, na próxima terça-feira (17), às 9h, uma audiência pública para debater a construção do Edifício La Vue, na Ladeira da Barra. O prédio, com 30 andares e 106 metros de altura, é alvo de protesto da Associação de Amigos e Moradores da Barra (Amabarra) e do Instituto de Arquitetos do Brasil, que acionaram o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).
A liberação para construção do La Vue levanta polêmica sobre os impactos no meio ambiente, trânsito e no patrimônio. O prédio, construído pela Cosbat Empreendimentos, terá 24 apartamentos, um por andar, com valor médio de R$ 2 milhões. Segundo denúncia encaminhada ao MP-BA, a prefeitura concedeu o alvará de construção com base em um parecer isolado de um coordenador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
“O parecer do coordenador contraria outro, de duas técnicas do Escritório Técnico de Licenças e Fiscalização (Etelf), composto por especialistas do Iphan, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e Sucom”, destaca Gilmar. Ainda conforme o vereador, as técnicas argumentam que a construção impacta, agride e tira a visibilidade de monumentos e áreas tombadas, a exemplo da Igreja de Santo Antônio, o Cemitério dos Ingleses, além dos fortes de Santo Antônio e Santa Maria.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp