Política

Opositores de ACM Neto detonam propaganda da Salvador Destination: “racista!”

Publicado em 15/10/2015, às 10h06   Victor Pinto (@victordojornal)


FacebookTwitterWhatsApp

O vídeo da propaganda internacional contratada pela Salvador Destination que mostra a capital baiana para gringo ver está dando o que falar. O assunto não foi outro entre a bancada de oposição da Câmara de Vereadores. Nesta quarta-feira (14), na Casa, os parlamentares municipais Gilmar Santiago (PT), Silvio Humberto (PSB) e Aladilce Souza (PCdoB) não pouparam críticas a peça publicitária que tem ganhado uma enxurrada de comentários negativos pelas redes sociais desde quando as imagens foram postadas. O fato, inclusive, foi antecipado pelo Bocão News.

Gilmar classificou o vídeo como "a cara de ACM Neto". O petista alegou aquilo que chamou de "processo de higienização social" de Salvador por parte da administração municipal, apesar da equipe de Neto disparar nota negando qualquer vinculação com a peça.

"Isso que eu vi é um crime contra população negra de Salvador. Imageni que até a baiana é branca. Isso mostra, inclusive, uma sintonia com o PDDU que eles fazem, as prioridades de obras deles voltadas só para a Barra e o Rio Vermelho", atacou.

O edil ainda disparou contra os secretários do prefeito. "Hoje vemos um governo que seu primeiro escalão só tem jovens brancos e alguns, inclusive, com suspeitas de corrupções, tanto que um caiu agora. Se esse vídeo teve apoio público nos nós vamos à justiça investigar", completou.

Além de corroborar com as falas do colega de bancada, Silvio Humberto, em entrevista ao Em Pauta da TV Câmara, classificou o vídeo como um retrocesso e chamou as ações apoiadas pela prefeitura de "desafricanização de Salvador". "Que adianta ter uma secretaria de Reparação? Temos que mudar esse tipo de imagem! O povo não vem para Salvador em busca de beleza européia. Você vem em função da cultura negra. O vídeo é lamentável de visão atrasada", disse.

O socialista ainda fez um paralelo com a novela da TV Globo, I Love Paraisópolis. "Ficou a impressão que eles assistem tanto I Love Paraisópolis que esquecem que aqui é uma Soterópolis. Vimos lá na tevê uma favela de brancos. Eu vou mais além: queria que Salvador tivesse uma democracia social e tivesse um prefeito de outra cor. Venha para Salvador que você vai ser recebida? Aonde?", questionou.

Já Aladilce demonstrou sua revolta. "Eu tive uma indignação ao ver aquelas cenas. Nossa cidade tem mais de 80% de população negra. Esse vídeo é uma prática de discriminação racial", disse.

Publicada originalmente às 20h do dia 14 de outubro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp