Política

Governo questionará ministro por declarações sobre rejeição de contas

Publicado em 04/10/2015, às 23h30   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Advocacia-Geral da União (AGU) vai arguir a suspeição do relator da prestação de contas do governo relativa a 2014, ministro Augusto Nardes, no Tribunal de Contas da União (TCU), pelas declarações públicas sobre a eventual rejeição da contabilidade. Esse procedimento tem potencial para adiar o julgamento, programado para quarta-feira, dia 7. A presidente Dilma Rousseff escalou três ministros - José Eduardo Cardozo, da Justiça, Luís Inácio Adams, da Advocacia-Geral da União, e Nelson Barbosa, do Planejamento, para reafirmarem os argumentos de defesa do governo em entrevista coletiva concedida neste domingo.

Os ministros negam o esforço pelo adiamento do julgamento, mas essa hipótese daria mais fôlego político à presidente Dilma, num momento em que ela tenta respirar após a reforma ministerial. O procedimento será apresentado ao presidente do TCU, Aroldo Cedraz, nesta segunda-feira, que encaminha o caso ao corregedor-geral do tribunal. A palavra final cabe ao plenário da Corte.

Adams argumentou que os ministros do TCU submetem-se às regras da Lei Orgânica da Magistratura (LOM), que veda ao magistrado “manifestar por meio de comunicação opinião sobre processo pendente de julgamento”. Segundo Adams, o governo reuniu mais de duas mil páginas de entrevistas em que, nos últimos dois meses, Nardes teria antecipado o seu veredito.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp