Política

Democratas chama de “provinciano” discurso de Rui a empresários da construção

Publicado em 24/09/2015, às 12h31   David Mendes (Twitter: @__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp


Governador discursou para uma plateia de empresários da construção civil de todo o país

As críticas do governador Rui Costa (PT) ao aumento em Salvador de IPTU e a cobrança de ITIV, o imposto cobrado nas operações de transmissão de bens imóveis, o que teria contribuído para aumentar a crise do setor de construção civil na capital baiana, foram consideradas "provincianas" pelo Democratas, o partido do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).

No discurso para uma plateia de empresários brasileiros da construção civil, evento realizado na noite desta quarta-feira (23), no Teatro Castro Alves (TCA), onde contou com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o líder baiano sugeriu que se o prefeito ACM Neto não tivesse reajustado a cobrança de IPTU, “talvez a construção civil de Salvador tivesse melhor”.

“Pegou mal a reação provinciana e deselegante do governador Rui Costa. (...) Num evento nacional, Rui Costa preferiu tratar de questões paroquiais, sem perceber que a maioria da plateia era composta de empresários de todo o país”, criticou o vice-presidente estadual do Democratas, Heraldo Rocha.

Para o dirigente, que comanda também o DEM em Salvador, o petista teve “uma reação raivosa” diante da posição de ACM Neto contra a cobrança do CPMF, defendida pelos líderes estaduais alinhados com o governo da presidente Dilma Rousseff (PT). “O governador, ao contrário de Neto, não correspondeu à tradição baiana de grandes oradores políticos, a exemplo de seu xará Rui Barbosa, João Mangabeira, Aliomar Baleeiro, Tarcílio Vieira de Melo e tantos outros”, cutucou o líder democrata, ao afirmar que o pronunciamento do governador “se arrastou enfadonhamente, só surpreendendo pela ausência de elogios à presidente Dilma Rousseff”. “Rui não se arriscou, como o ministro Gilberto Kassab, que era vaiado toda vez que fazia qualquer menção de elogiar Dilma. Ele preferiu ser o Rui Neoliberal, defendendo menos estado”, disse Rocha.

Notícia relacionada:

Com Neto do lado, Rui culpa IPTU e ITIV por crise da construção em Salvador

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp