Política

Oposição diz que governo só utilizou 11% dos recursos previstos para segurança

Publicado em 03/09/2015, às 06h49   David Mendes (Twitter: @__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp


Cúpula da SSP-BA com governador Rui Costa

Em nota enviada à imprensa na manhã desta quarta-feira (2), vereadores de Salvador do Democratas, partido do prefeito ACM Neto (DEM), afirmaram que dos R$ 317 milhões previstos para investimento em segurança este ano, apenas R$ 35 milhões foram liberados para a Secretaria de Segurança Pública. O montante corresponde a 11% dos recursos previstos para o setor de "Planejamento e Gestão". Conforme os edis soteropolitanos, os números foram apresentados pela bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), após consulta à Execução Orçamentária do estado para 2015.

"A violência cresce de forma indiscriminada em Salvador por falta de gestão e de responsabilidade do governo Rui Costa. Ao invés de ampliar os recursos para a segurança, sobretudo na área de inteligência e aumentando o efetivo de policiais nas ruas, o governo prefere fazer espuma e não sai do mero discurso vazio, tentando enganar a população”, disparou o vereador Cláudio Tinoco (DEM).

Para a vereadora Kátia Alves (DEM), o líder baiano deveria aproveitar o alinhamento com o governo federal e solicitar mais recursos para a segurança pública no estado. "Se o problema é falta de dinheiro, o senhor Rui Costa deveria cortar o que não é importante, a exemplo dos cargos de apadrinhados políticos, e aproveitar que é aliado da presidente Dilma Rousseff para solicitar recursos federais. Mas ele não faz uma coisa nem outra, e quem está sofrendo é a população”, atacou a democrata.

Nesta quarta, o secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, em entrevista à Rádio Metrópole, admitiu que a situação “é crítica” e culpou o governo federal pela falta de investimentos na área. "A responsabilidade do tráfico é da Polícia Federal, mas mais de 99% das ações somos nós no Estado que fazemos e não recebemos repasse do Governo Federal”, disse o secretário, que comanda a pasta desde 2011.

Notícias relacionadas:

DEM defende que Rui solicite Força Nacional para conter violência em Salvador

Oposição na Câmara acusa Democratas de amedrontar população de Salvador
DEM acusa governo de 'improviso' com blitze sem critérios de execução
Sem dinheiro, secretário pede ajuda para combater violência: falta avançar muito
Em nota pública, oposição diz que homicídios superam guerras contemporâneas

N
ota originalmente publicada às 13h do dia 2 de agosto

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp