Política

Governo decide enviar Orçamento de 2016 com previsão de deficit

Publicado em 31/08/2015, às 12h46   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

 O governo decidiu neste domingo (30) encaminhar sua proposta de Orçamento da União de 2016 com uma previsão de deficit primário ao Congresso depois de desistir de recriar a CPMF, o chamado imposto do cheque, de acordo com informações publicadas pela Folha. Sem os recursos do tributo, o governo optou por enviar um "orçamento realista e transparente", sem receitas garantidas e que poderiam não vingar.

A decisão foi informada pela própria presidente Dilma Rousseff a líderes aliados, entre eles o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ao jornal, um assessor disse que para evitar reações negativas do mercado, o governo vai anunciar que deve enviar ainda neste ano propostas de reformas estruturantes, como na Previdência Social, para melhorar as contas públicas.

Segundo este auxiliar, o governo preferiu não enviar um orçamento com receitas ainda não seguras. "O mercado faria as contas e diria que o orçamento, na verdade, tem deficit. Como a presidente decidiu, em seu segundo mandato, primar pela transparência, optamos pelo deficit", afirmou o assessor ao jornal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp