Política

Recurso para BRT em Salvador só depois de ‘equacionar questão financeira'

Publicado em 27/08/2015, às 18h29   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Os recursos para o BRT em Salvador podem virar lenda. A prefeitura de Salvador vem cobrando o repasse de R$ 300 milhões do governo federal destinados à implantação do corredor exclusivo para o BRT (Bus Rapid Transit) do governo federal e o pleito chegou a Câmara Federal nesta quinta-feira (27). Contudo, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, não foi enfático na resposta. Desta vez preferiu não afirmar nenhuma data, já que, em julho passado, durante visita a Salvador, afirmou que ainda este ano os recursos seriam liberados. Segundo ele, o BRT de Salvador é prioridade, mas o dinheiro só será encaminhado após “a questão financeira ser equacionada”. Questões políticas também podem atrapalhar o projeto de mobilidade da capital baiana.

Na manhã desta quinta, durante sessão na Câmara, o presidente do DEM na Bahia, deputado federal José Carlos Aleluia, cobrou o repasse e chegou a citar uma possível ‘birra política’. “Apresentamos o projeto que integraria o sistema de transporte como espinha dorsal. Foi apresentado à vossa senhoria [ministro Kassab] por diversas vezes em Salvador e infelizmente nada avançou. Eu não acredito que vossa excelência esteja fazendo nenhum tipo de discriminação contra a administração municipal de Salvador e nem a presidente, mas precisamos de informações para definirmos o que devemos fazer. Não está mais nos planos. Está com dificuldades? Ou é mesmo birra politica?”, destacou.

Kassab não se estendeu na resposta. “O BRT de Salvador é uma prioridade desse governo. É evidente que a questão financeira será equacionada e transmita ao prefeito a nossa certeza que essa é uma prioridade do ministério”, disse, na comissão geral no plenário da Câmara dos Deputados, onde também falou sobre as propostas de sua pasta.

Os recursos para as obras do BRT em Salvador foram prometidas pela presidente Dilma Rousseff em 2013, logo após as manifestações no mês de junho. As licenças ambientais já foram concedidas faltando apenas dinheiro para o início das obras. Os recursos serão destinados à implantação do trajeto Estação da Lapa x Ligação Iguatemi-Paralela (LIP). O Ministério diz que os recursos não foram liberados por conta do atraso na entrega do Plano de Mobilidade, que deveria ficar pronto em abril, mas só será entregue em janeiro de 2016, conforme o secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota. Segundo Mota, quando o contrato foi assinado com o governo federal não tinha exigência de ter o PlanMob.

A gestão do demista criticou ainda o fato da presidente visitar a capital baiana no último dia 14 de agosto e não anunciar o repasse do BRT. Dilma veio a Bahia, inaugurou obras em Juazeiro, conversou com empresários em Salvador a portas fechadas e com movimentos sociais em evento pontual.

Matérias relacionadas:

Kassab confirma BRT de Salvador para ainda este ano

BRT de Salvador pode esbarrar em questões políticas disfarçadas de burocracia

Já se tornou questão política, diz Fábio Mota sobre verba federal do BRT

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp