Política

CPI da Petrobras aprova convocação de José Dirceu

Publicado em 27/08/2015, às 12h39   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A CPI da Petrobras aprovou em sessão nessa quinta-feira (27) a convocação de sete pessoas, entre as quais o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu; o presidente da construtora Odebrecht, Marcelo Odebrecht; e o ex-diretor da área Internacional da Petrobras, Jorge Zelada. Os requerimentos foram votados para que a comissão possa ouvir presos que ainda não tinham convocação aprovada em sessão marcada para a semana que vem, em Curitiba (PR).
O ex-ministro da Casa Civil foi acusado pelo empresário Milton Pascowitch de receber propina de empresas contratadas pela Petrobras. Segundo a acusação, o dinheiro era proveniente de contratos firmados pelas empresas Hope e Apolo com a Petrobras. A propina seria intermediada inicialmente por Júlio Camargo, que representava várias empresas junto à Petrobras, e depois por Pascowitch, que acusou Dirceu de receber 1,5% do valor dos contratos da Hope com a Petrobras.
Zelada foi o sucessor de Nestor Cerveró, também preso pela Operação Lava Jato, na Petrobras. Ele comandou a diretoria Internacional entre 2008 e 2012 e entrou na lista dos investigados pela Operação Lava Jato após ser citado em depoimentos de delações premiadas firmadas por outros suspeitos. Em depoimento à Justiça Federal, Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, que cumpre prisão domiciliar no Rio de Janeiro, disse que Zelada era um dos beneficiários do esquema de corrupção. O ex-gerente de Serviço da Petrobras Pedro Barusco afirmou que Zelada foi beneficiado à época em que era gerente geral de obras da Diretoria de Engenharia e Serviços. Todavia, Barusco não soube informar se Zelada continuou a receber vantagens indevidas no cargo de diretor da área Internacional.
Além destes, deverão comparecer à comissão Celso Araripe de Olivira, ex-gerente de empreendimentos da Petrobras acusado pelo Ministério Público de receber propina da empreiteira Odebrecht em troca da construção da sede da estatal em Vitória (ES). Fernando Guimarães Hourneaux de Moura é apontado pela Polícia Federal como representante do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, na Petrobras. César Ramos Rocha e Márcio Faria são executivos da Odebrecht. Elton Negrão de Azevedo é executivo da empreiteira Andrade Gutierrez, preso na 14ª fase da Operação Lava Jato.
Matéria relacionada:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp