Política

Ivana Bastos relata que 600 operários da Fiol estão sem receber salários

Publicado em 27/08/2015, às 08h45   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


Sintepav diz que 1.300 operários já foram demitidos só na Bahia

A presidente da Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) e do Porto Sul na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputada estadual Ivana Bastos (PSD) informou que 600 trabalhadores do Lote 5 da Fiol, que compreende o trecho entre os municípios de Guananbi a Bom Jesus da Lapa, estão sem receber salários há quatro meses. 

De acordo com coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, os operários são contratados pelo Consórcio Pavotec/Trial. Segundo Ivana Bastos, na audiência realizada em Guanambi, 12 trabalhadores representantes do grupo choraram ao relatar que estão sem ter o que comer, pagar a conta de luz ou realizar qualquer outro tipo de despesa.

“Um senhor me contou, aos prantos, que vai todos os dias ao canteiro de obra para pegar a ‘quentinha’. Leva a marmita para casa, pois delas se alimentam, além dele, a mulher e os dois filhos. É dramático”, lamentou a deputada.

Ainda conforme Ivana Bastos, o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, garantiu que a obra não iria parar, apenas desacelerar.

No último dia 19 de agosto, a Comissão cobrou explicações do Consórcio responsável pela execução do projeto, sobre a paralisação das obras e o atraso no pagamento dos trabalhadores. A direção da Valec, estatal responsável pelo empreendimento, informou que o Ministério da Fazenda não realizou os repasses dos valores e não forneceu uma data para que a situação se regularize. Em março, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav), informou que 800 trabalhadores foram demitidos no Lote 2, com sede em Ipiaú. Nesse período, a obra já acumulava 1.300 demissões e poderia chegar a 5.868, total dos trabalhadores que atuavam na construção.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp