Política

Valmir Assunção quer que o São João seja feriado nacional

Publicado em 17/08/2015, às 07h16   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal baiano, Valmir Assunção (PT), quer que a data de 24 de junho, em que se comemora o São João, seja um feriado nacional.
"O período das festas juninas é um momento cultural de muita importância para o Brasil. As manifestações multiculturais em todos os estados do nosso país são oriundas das festas dos santos populares em Portugal, mas que no Brasil somam-se aos festejos da colheita do milho, com a produção de
comidas como a canjica, a pamonha, o mungunzá, bolos. Além de bebidas, como o quentão nas regiões mais frias, o aluá, nas regiões mais quentes. E mesmo as festas, sempre com quadrilhas, forró, o uso de roupas caipiras, sempre exaltando a cultura camponesa. Esse período é conhecido pelas grandes festas em todo o Nordeste. São festivais tão conhecidos como o carnaval brasileiro, que movimentam não só a economia de muitas cidades, através do turismo, como também é importante para a vivência e sociabilidade de bairros, quando não de cidades inteiras", justifica o petista. 
Assunção exemplifica o estado da Paraíba, onde a data já considerada um feriado estadual. "Mas é preciso reconhecer o dia 24 de junho como um dia em que milhões de brasileiros e de brasileiras celebram o São João. Ter o calendário como feriado ajudaria as administrações públicas a organizarem o próprio São João com festas e incentivos às manifestações culturais, contribuindo com o turismo (principalmente de cidades do interior) e dando impulso a economia da maioria das cidades brasileiras", defende.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp