Política

Democratas querem barrar decreto que muda emissão de cadastro para médicos

Publicado em 13/08/2015, às 06h36   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Representando forte oposição ao Planalto, o Democratas tenta agora impedir que uma nova norma do Governo Federal seja colocada em prática. O deputado federal e presidente estadual do partido, José Carlos Aleluia, ingressou, por meio do DEM, nesta quarta-feira (12) com um Decreto Legislativo para barrar a medida presidencial (Decreto 8.497/2015), que retira das sociedades médicas a prerrogativa de definir os critérios que definem as especialidades no país. “Essa é mais uma artimanha populista de Dilma totalmente descomprometida com a qualidade da assistência à saúde do povo brasileiro”, afirma.

Segundo Aleluia, a medida da presidente Dilma pretende tirar da Associação Brasileira de Medicina (AMB) a prerrogativa de emitir os títulos de especialistas no país, permitindo que o Ministério da Saúde continue avançando em um "projeto de banalização e mercantilização da formação médica". “Estou de acordo com a AMB, quando denuncia que o objetivo de Dilma é ‘formar pseudomédicos e agora pseudo-especialistas em escala industrial para seguir ludibriando a população’”.

Para a Aleluia, a presidente Dilma está querendo "meter o bedelho" num modelo de formação profissional praticado há mais de 50 anos pela AMB. “Este sistema já formou mais de 150 mil especialistas, número acima do processo controlado pelo governo, que são as residências médicas. Entendo que saúde não é agenda de marketing político para fazer demagogia”, pontuou, e questionou "o que está por trás dessa obsessão do PT em desestruturar a classe médica?". 

O líder do partido, o deputado federal Mendonça Filho (PE), é signatário da proposta na Câmara. Já o senador Ronaldo Caiado (GO) propôs a mesma ação no Senado. 

Publicada no dia 12 de agosto de 2015, às 17h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp