Política

CPI: Oposição aponta R$ 67 mi em obras paradas em escolas do estado

Publicado em 05/08/2015, às 13h05   David Mendes e Rodrigo Daniel Silva


FacebookTwitterWhatsApp

Uma planilha obtida com exclusividade pela reportagem do Bocão News aponta que o governo do Estado teria investido mais de R$ 67.2 milhões para construção e reforma de escolas públicas da rede estadual nos anos de 2013 e 2014. Mas, as obras que iniciaram durante a gestão do ex-governador Jaques Wagner (PT) estão paralisadas.
Conforme informações do documento, ao todo, são 157 escolas com obras inconclusas. A administração estadual informa, no entanto, ter repassado os recursos às prestadoras de serviço, que alegam não terem recebido os valores devidos.
Por conta disto, os deputados estudais da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) requereram a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis desvios de finalidade dos recursos, muitos das chamadas verbas carimbadas, repassados pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). 

“Eu e a bancada [de Oposição] queremos é saber o que foi feito com esse dinheiro que foi repassado. Queremos dar maior transparência ao dinheiro público, inclusive isso vai ajudar o governador, que poderá ter sua gestão aprimorada”, disse o deputado Luciano Simões (PMDB), que requereu a CPI. 
De acordo com a planilha, as obras paralisadas estão, em boa parte, nos municípios do Recôncavo baiano, na Região Metropolitana de Salvador e também na capital baiana. Nesta semana, os deputados reuniram as 21 assinaturas necessárias para abertura da CPI. 
O requerimento aguarda aval do presidente da Alba, deputado Marcelo Nilo (PDT), que encaminhou a solicitação ao procurador jurídico. Em entrevista ao Bocão News nesta quarta (5), o presidente garantiu que decidirá na próxima semana sobre a abertura da CPI.  
Leia mais:
Marcelo Nilo diz que decisão sobre CPI sairá na próxima semana
Presidente da Comissão do Orçamento critica CPI na Alba
Alba: CPI pede investigação de obras atrasadas na Bahia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp