Política

Após prisão de presidente, Odebrecht assina financiamento de US$ 804 milhões

Publicado em 05/08/2015, às 06h19   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Grupo Odebrecht assinou, na última sexta-feira (31), o primeiro grande financiamento de longo prazo desde que o presidente da corporação, Marcelo Odebrecht, e mais quatro executivos do alto escalão tornaram-se réus em ação aberta no âmbito das investigações da Operação Lava Jato, do Ministério Público Federal. Segundo o jornal Valor Econômico, a Odebrecht Óleo e Gás fechou o contrato definitivo com um ‘clube’ de sete bancos privados internacionais e obteve um total de US$ 804 milhões.

Os recursos são destinados à construção de uma FPSO para o Campo de Libra, explorado pela Petrobras (40%), junto com a francesa Total (20%), a americana Shell (20%) e as chinesas CNPC (10%) e CNOOC (10%). O pré-acordo com as instituições financeiras, segundo Rogério Ibrahim, diretor financeiro da Odebrecht Óleo e Gás, foi feito em outubro passado, logo após a assinatura do contrato com a Petrobras – referente a licitação do começo de 2014.

O contrato final foi assinado conforme as condições previstas inicialmente. Detalhes sobre custo e nome dos bancos não foram divulgados. O financiamento tem prazo de dez anos e a amortização começa após o início da operação comercial da unidade, previsto para o primeiro trimestre de 2017. Trata-se de uma FPSO para testes de produção de longa duração. O contrato com a Petrobras tem vigência de 12 anos, tanto afretamento como operação. 

Publicada no dia 4 de agosto de 2015, às 17h33

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp