Política

Alba retoma trabalho com baixa presença de deputados

Publicado em 04/08/2015, às 09h44   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

As férias terminaram para os deputados estaduais e os trabalhos foram retomados nesta segunda-feira (3). No entanto, para muitos o descanso continua, pois a sessão de hoje não perdurou por muito tempo por falta de quórum. Visivelmente, cerca de 15% dos parlamentares estiveram no plenário da Casa. O número não foi diferente no primeiro semestre, e um deles bateu recorde de faltas. Dentre a prioridade para os próximos meses está a aprovação da criação de consórcios de saúde entre municípios.

Na pauta do retorno esteve o assunto do dia: a prisão do ex-ministro José Dirceu, o irmão dele e mais seis pessoas na 17ª fase da Operação Lava Jato. Os opositores presentes no plenário, Adolfo Viana (PSDB) e Pablo Barrozo (DEM), tomaram o debate para a “institucionalização da corrupção pelo governo petista”. Por outro lado, os parlamentares petistas presentes, Zé Raimundo, Bira Coroa e Rosemberg Pinto, rebatiam com dados positivos.

“Quer discutir corrupção, abusos, vamos discutir. Mas é bom lembrar como estão sendo conduzidos os trabalhos em Salvador, como a Bahia foi governada por 40 anos pro eles”, disse Coroa. “Não vamos fazer o debate de quem foi o primeiro corrupto do país”, rebateu Barrozo. A sessão foi presidida por Adolfo Menezes (PSD).

A manhã na Assembleia não foi tão diferente do período vespertino. Apesar de uma sessão para debater o pacto federativo, de autoria de Hildécio Meirelles (PMDB), a Casa esteve pouco movimentada pelos parlamentares.

Em relação às sessões plenárias, o Bocão News fez um levantamento e constatou o parlamentar mais faltoso no primeiro semestre. Das 70 sessões ordinárias realizadas entre 4 de fevereiro a 7 de julho, quem esteve ausente em 43% delas foi o petista Paulo Rangel. Faltou a 30 sessões. Rangel está deputado pela quarta vez, mas o que chamou a atenção foi o neófito, Vitor Bonfim (PDT), que ficou com a segunda posição no ranking dos mais faltosos da Alba. O pedetista faltou a 17 sessões. A terceira posição também foi contemplada por um novato. Antônio Henrique Jr. (PP) se ausentou a 16 sessões.

Por outro lado, quem não deixou de ir às discussões no plenário foram Bobô (PCdoB) e Carlos Geilson (sem partido). Eles participaram de 100% das sessões.

Além de participarem mais às sessões e votarem mais projetos de autoria legislativa, os deputados estaduais terão como missão a votação de uma matéria do Excutivo nos próximos dias. Trata-se do projeto que cria consórcios para a instalação de 11 polclínicas no interior. De acordo com o texto, que deve ser enviado à Casa nesta terça-feira (4), o Estado vai construir e comprar equipamentos das policlínicas e financiar até 40% da manutenção das unidades, enquanto os municípios que participarão dos consórcios terão a responsabilidade de financiar o restante.

Confira a lista completa dos parlamentares mais ausentes nas sessões:

Publicada às 20h do dia 3 de agosto

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp