Política

Odebrecht também pagou propina para Zelada, diz Polícia Federal

Publicado em 03/08/2015, às 07h09   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A construtora Odebrecht pagou propina ao ex-diretor da área internacional da Petrobras, Jorge Zelada, em troca de benefícios em um contrato da estatal, segundo a Polícia Federal (PF). 
De acordo com informações publicadas pelo jornal O Globo, a revelação consta do relatório final de indiciamento do ex-diretor, que está preso em Curitiba e responderá pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, relacionados a outro contrato na estatal.
Documentos enviados por autoridades suíças aos procuradores da Lava-Jato, anexados ao processo de Zelada e revelado neste domingo, apontam que o grupo Odebrecht depositou, entre 2008 e junho de 2014, 130 milhões de dólares e 21 milhões de euros na conta da offshore Klienfeld, sediada nas Ilhas Virgens Britânicas.
Ainda de acordo com a publicação, por sua vez, a Klienfeld efetuou um depósito de 571,4 mil dólares, em maio de 2010, na conta da empresa Tudor Advisory Inc., mantida na Suíça. Os investigadores obtiveram a ficha de abertura da conta da Tudor no banco suiço Lombard Odier, onde consta o nome de Jorge Zelada como beneficiário.
A PF sustenta que o pagamento está relacionado ao contrato assinado pela Petrobras com a Odebrecht em outubro de 2010, por 825,6 milhões de dólares, para que a construtora cuidasse da segurança ambiental das empresas da estatal em dez países.
Até então, a Odebrecht era acusada de pagar propina aos ex-diretores de Serviços, Renato Duque, e de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, além do ex-gerente Pedro Barusco. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp