Política

'É infantilidade', diz Pinheiro sobre pedido de apoio aos governadores

Publicado em 29/07/2015, às 08h29   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Walter Pinheiro (PT) fez severas críticas à convocação feita pela presidente Dilma Rousseff (PT) aos governadores, reunião marcada para esta quinta-feira (30), em Brasília. O parlamentar baiano afirmou que o encontro não deve servir para que o Planalto discuta com os chefes de Executivos estaduais as "pedaladas fiscais. “A reunião deve ser para discutir a reforma do ICMS. Não se pode queimar esse cartucho. O governo que se acerte lá com o TCU. Estou preocupado é com uma saída para o Brasil”, disse Pinheiro, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. Pinheiro é tido como um dos parlamentares mais envolvidos no tema no Senado.

Para o senador petista, os chefes dos Executivos estaduais não deverão prestar solidariedade ao governo Dilma nessa questão. "Os governadores vão admitir que são réus confessos? É muita infantilidade pensar assim", afirmou o petista.

No encontro, os governadores deverão apresentar antes uma fatura salgada em troca do apoio político que a presidente Dilma precisa. Dificilmente a discussão deverá ficar restrita ao campo político na reunião. Os governadores têm fechado suas contas no vermelho desde o ano passado e amargam, no momento, arrecadações menores do que as registradas em 2014. Na Bahia, os três primeiros meses do ano, o governo estadual perdeu receita na comparação com o mesmo período do ano passado.

Os números mostram que a arrecadação do principal tributo estadual, o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), registrou uma queda próxima a 9% em junho passado, na comparação com o mesmo mês de 2014. Comparando os primeiros semestres dos dois anos, a redução é de 6,03%. Em junho, por exemplo, só Alagoas apresenta receitas superiores às registradas um ano antes. Nas demais unidades da federação, há retração.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp