Política

Ex-Odebrecht e suposto operador de propina conversaram 135 vezes

Publicado em 07/07/2015, às 06h31   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Telefonemas trocados entre o executivo da Odebrecht Rogério Araújo e Bernardo Freiburghaus, apontado como operador de propina da empreiteira no exterior, precederam transferências para contas secretas do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, na Suíça, de acordo com informações divulgadas pela Folha. Os procuradores da Operação Lava Jato encontraram 135 ligações entre Araújo e Freiburghaus entre julho de 2010 e fevereiro de 2013.
Ao cruzar os telefonemas com os extratos bancários da conta do ex-dirigente da estatal, os procuradores relacionaram 15 conversas pelo celular dos dois com 22 transferências para Paulo Roberto Costa. Segundo a Procuradoria, a distribuição do dinheiro ocorria em, no máximo, oito dias após cada ligação.
Ainda de acordo com o jornal, as transferências somaram US$ 5,6 milhões entre março de 2011 e novembro de 2012 e tiveram como origem contas em paraísos fiscais (Suíça, Luxemburgo, Ilhas Cayman, Bahamas e Hong Kong).
Para a Procuradoria, o cruzamento entre telefonemas e transferências corrobora a delação de Paulo Roberto Costa, que afirmou ter recebido US$ 23 milhões no exterior. Ele disse que a maior parte veio da Odebrecht –a empresa nega. No documento, o Ministério Público Federal opõe-se à revogação das prisões preventivas do presidente Marcelo Odebrecht e de outros executivos do grupo.
A publicação afirma ainda que, Araújo desligou-se do grupo Odebrecht, mas a Procuradoria afirma que ele ainda poderia movimentar contas do grupo no exterior.
Freiburghaus, cidadão suíço, deixou o Brasil no ano passado e vive em Genebra. "Detendo Marcelo Odebrecht e Rogério Araújo o controle de tais contas, podem fazer contatos com Bernardo Freiburghaus, foragido do país, para que destrua elementos probatórios", escrevem os procuradores da força-tarefa da Lava Jato.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp