Política

Governo brasileiro continuou sendo espionado pelos EUA

Publicado em 04/07/2015, às 11h52   Redação Bocão News (Twitter: @BocaoNews)


FacebookTwitterWhatsApp

Na semana em que a presidente Dilma Rousseff esteve nos Estados Unidos para um encontro com o presidente americano Barack Obama, surgem provas de que o governo brasileiro continou sendo espionado para agência de segurança nacional americana, a NSA. A “GloboNews” teve acesso à lista de 29 telefones brasileiros grampeados no início do mandato da presidente. De acordo com a lista, o telefone via satélite da empresa Inmarsat, usado pela presidente brasileira no avião presidencial, estava grampeado, além de quatro números do escritório da presidente no Palácio do Planalto, o assessor pessoal da presidente, Anderson Dornelles, e a secretária Nilce.
Diferente dos documentos vazados pelo ex-agente Edward Snowden, que o “Fantástico” mostrou em 2013, essa é uma lista de espionados que foi crescendo. O programa de espionagem à presidente tinha o código S2C42, que aparece junto de alguns dos nomes revelados agora. É o código para espionagem de questões políticas relacionadas ao Brasil.
Ao lado dele aparecem Marcos Raposo, que foi embaixador do Brasil no México e chefe do cerimonial da Presidência da República; os diplomatas que ocupavam cargos no Itamaraty André Amado, da Subsecretaria de Ambiente e Tecnologia, Valdemar Leão, assessor financeiro, Paulo Cordeiro, da Secretaria de Assuntos Políticos, Roberto Doring, assessor do ministro das Relações Exteriores, o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, então subsecretário-geral de Meio Ambiente. Ele era o negociador do Brasil nas questões do clima, depois foi ministro das Relações Exteriores e hoje é embaixador do Brasil em Washington.
Outros nomes do alto escalão da diplomacia brasileira também eram espionado, como o embaixador Luiz Filipe de Macêdo Soares, com um telefone da residência oficial dele em Genebra, onde era o representante permanente do Brasil junto à Conferência de Desarmamento. Além dele, o embaixador do Brasil na França, José Maurício Bustani, que antes foi diretor da Organização Internacional para Proibição de Armas Químicas e foi removido do cargo por pressão do governo americano, também tinha o telefone vigiado. O embaixador Bustani tentava negociar com o Iraque, como alternativa à invasão americana em 2002. E finalmente o então embaixador do Brasil em Berlim, Everton Vargas.
Fonte: Extra Online.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp