Política

Turismo e articulação política do governo ficam sem chefes pela segunda vez

Publicado em 05/07/2015, às 07h10   Aparecido Silva (Twitter: @CydoSylva)


FacebookTwitterWhatsApp

Pela segunda vez em seis meses, os deputados federais licenciados Josias Gomes e Nelson Pelegrino, se afastam das funções de secretário de Relações Institucionais e de Turismo, respectivamente no governo da Bahia. Em 30 de janeiro, ambos foram exonerados temporariamente para assumir os mandatos e deles se licenciarem. Na época, circulou nos bastidores que a ida dos dois petistas à Brasília seria uma forma de ampliar o apoio à candidatura do deputado Arlindo Chinaglia (PT), que disputava a presidência do Legislativo com Eduardo Cunha (PMDB).

Dessa vez, os parlamentares licenciados abandonam os cargos no Executivo baiano para retornarem a Brasília, onde cuidarão de suas vidas políticas como deputados. A previsão é que sejam reconduzidos às secretarias na próxima semana.

Consultado pelo Bocão News, o advogado especialista em legislação eleitoral, Ademir Ismerim, afirma que o procedimento é normal e juridicamente legal. “O deputado, como é titular do seu mandato, pode sair e voltar quantas vezes quiser com a conveniência do governador. Pode, inclusive, passar o tempo que quiser no mandato”, atestou Ismerim. 

Matérias relacionadas:

Pelegrino e Josias Gomes são exonerados para "validar emendas"

Dois secretários são exonerados, mas voltam após tomarem posse como deputados

Publicada no dia 4 de julho de 2015, às 10h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp