Política

Lava Jato: Justiça nega pedido de habeas corpus preventivo a José Dirceu

Publicado em 03/07/2015, às 14h00   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O pedido de habeas corpus preventivo pedido pela defesa do ex-ministro José Dirceu para tentar evitar uma possível prisão dele na Operação Lava Jato foi negado pela Justiça. A informação é do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre.
O pedido foi feito na quinta-feira (2) pela defesa do ex-ministro após o empresário Milton Pascowitch, preso durante a Operação Lava Jato, dizer que o ex-chefe da Casa Civil recebeu propina por contratos com a Petrobras.
A defesa de Dirceu alegou que ele tem colaborado com as investigações sobre o escândalo de corrupção na Petrobras e que quer evitar um "constrangimento ilegal" com uma possível  prisão do ex-ministro. Segundo os advogados, na sua vida política, Dirceu "não construiu castelos, não criou impérios ou acumulou fortuna".
Responsavel pela decisão, o juiz federal Nivaldo Brunoni afirmou que o fato de Dirceu ser apontado por Pascowitch na delação premiada não significa que ele será preso preventivamente e que o "mero receio" da defesa não justifica o habeas corpus preventivo.
"(...) O fato de o paciente [Dirceu] ser investigado e apontado no depoimento de Milton Pascowitch não resultará necessariamente na prisão processual. Até mesmo em face do registro histórico, as prisões determinadas no âmbito da 'Lava-Jato' estão guarnecidas por outros elementos comprobatórios do que foi afirmado por terceiros", escreveu o juiz.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp