Política

Lava Jato: preso ex-diretor da Petrobras em 15ª fase da operação

Publicado em 02/07/2015, às 11h03   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal (PF) deflagrou a 15ª fase da Operação Lava Jato, na manhã desta quinta-feira (2), no Rio de Janeiro e em Niterói. De acordo com o site Globo.com, serão cumpridos cinco mandados judiciais. Destes, quatro são de busca e apreensão e um é de prisão preventiva. O foco desta fase, conforme a PF, é o recebimento de vantagens ilícitas no âmbito da diretoria da Petrobras. A operação foi batizada de Conexão Mônaco.
O preso, segundo o Globo, é o ex-diretor da área Internacional Petrobras Jorge Luiz Zelada. Ele foi detido no Rio de Janeiro, em casa, e será encaminhado para a carceragem da PF em Curitiba. Zelada foi citado pelo delator Paulo Roberto Costa, que cumpre prisão domiciliar no Rio de Janeiro, como um dos beneficiários do esquema de corrupção na estatal.
Ele substituiu o cargo de Nestor Cerveró e atuou na Petrobras entre 2008 e 2012. Cerveró está preso no Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Em abril do ano passado, o Ministério Público da Suíça teria aberto um inquérito para investigar lavagem de dinheiro envolvendo Renato Duque, que também está preso, devido a atos de corrupção no caso Petrobras. Segundo o órgão, as autoridades de Mônaco também bloquearam o equivalente a cerca de R$ 40 milhões de Jorge Zelada. A defesa de Zelada nega que ele mantenha ou tenha mantido conta no exterior.

Publicada às 6h20 do dia 2

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp