Política

Articulação da criação do PL chega a Câmara de Salvador

Publicado em 01/07/2015, às 18h59   Victor Pinto (Twitter: @victordojornal)


FacebookTwitterWhatsApp

A recriação do Partido Liberal (PL) voltou com força no atual cenário político baiano, principalmente após a esfriada da tramitação da reforma política no Congresso Nacional. As migrações estão na via de fato. Além da Assembleia Legislativa já ter o caso como uma realidade, inclusive com uma extensa lista de possíveis novos membros com mandatos em suas fileiras, as ramificações da refundação da agremiação começam ser ventiladas também na Câmara de Vereadores.

Em uma sondagem feita pelo Bocão News, entre os nomes de alguns vereadores que podem migrar, o mais lembrado é o do vereador Moisés Rocha (PT). O descontentamento do petista com a sua atual sigla e vice-versa é evidente.  O parlamentar municipal entraria em um partido ligado ao governo, mas sairia das entranhas do PT.

Outro petista citado é Arnando Lessa, apesar de boa parte dos correligionários negarem de pé junto que seus pares correm o risco de dar no pé. Sua amizade com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), o ajuda no credenciamento de ser um possível detentor do PL no município de Salvador. Lessa pode ser uma liderança experiente dentro do legislativo soteropolitano para iniciar os trabalhos da possível nova legenda.

O PARTIDO – A tentativa de criação, nacionalmente, com o intuito de minar o PMDB e dar uma nova sigla a base da presidente Dilma Rouseff (PT), a refundação do PL, sob a batuta de Gilberto Kassab (PSD), chegou à Bahia pelo mesmo processo. Apesar de negar, Nilo, cuja possibilidade de saída do PDT é escancarada, coordena esse processo. O ainda pedetista está na campanha de convencimento, sob o aval do governador Rui Costa (PT), para conquistar, principalmente, membros de partidos opositores.

A lógica também serve para Salvador, uma das capitais mais importantes da conjuntura eleitoral do estado. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp